segunda-feira, 9 de março de 2015

Oficina de Reciclagem de Papel em 2014


Oficina em 2014

Oficina com alunos do 9º ano em turno contrário


Para saber sobre os objetivos da Oficina de Papel Reciclado do Projeto Gentileza Sustentável:



O papel reciclado produzido nas oficinas é confeccionado a partir do lixo de papel da sala de aula. Iniciamos o ano letivo com a entrega das ecobags para recolhimento do lixo de papel, momento em que os alunos da oficina  conscientizavam cada turma da importancia dessa coleta. Explicavam que esse papel é transformado em papel novo e em outros objetos, que serão criados, na Oficina de Papel Reciclado do 9º Ano. As sacolas eram recolhidas toda a semana e esse lixo de papel, depois de pesado era estocado na caixa da turma, para depois ser picado, ou usado para papietagem, conforme a demanda.

Conforme o projeto do ano anterior, utilizamos o Laboratório de Informática Educativa para pesquisa sobre sustentabilidade, reciclagem de papel e  meio ambiente. Estudamos também  as  regras da ABNT para a apresentação do trabalho escrito.

Em 2014 produzimos cartões com papel reciclado para  várias datas comemorativas, como Páscoa e Natal e envelopes.  Para isso utilizamos as peneiras menores para elaboração de papel mais fino. Utilizamos colagem e pintura em estêncil.
Elaboração das peneiras menores, material doado pela professora Marlene de Arte


Neste ano os alunos do Projeto Reciclagem de Papel, do 9º ano participaram do Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05 de junho, mostrando o trabalho de reciclagem de papel nos dois polos da empresa Marcopolo, bairro Planalto e Ana Rech. No horário de almoço os funcionários vieram conhecer o trabalho, o processo de elaboração do papel e o que pode ser feito com esse material, uma rica experiência de oralidade e conscientização ecológica.
Professora Vera e alunos na sede do Planalto
As turmas do 3º ano da tarde também participaram do projeto em três momentos. Sob coordenação de uma dupla de alunos do 9º ano, em pequenos grupos, vieram conhecer o processo da elaboração do papel na oficina. Fizeram seu próprio papel e o utilizaram em sala de aula para fazer marcador de página. 
Grupo de alunos do 3º ano picando o papel para fazer o papel reciclado


O maior desafio foi descobrir outras alternativas no usos do papel reciclado. A técnica da papietagem foi uma solução encontrada para fazermos objetos. Optamos por experimentar a técnica no feitio de máscaras.  Estudamos sobre máscaras nas várias culturas e cada um foi desafiado a criar sua própria máscara. Utilizamos papelão, fita crepe, cola de farinha (grude) e fizemos as camadas com os papeis de sala de aula e o acabamento com os papeis reciclados. Depois da secagem as máscaras foram pintadas.
Máscaras depois de secas recebendo a pintura

Algumas máscaras prontas e expostas no atelier


O trabalho com papietagem se mostrou muito rico e aberto a muitas possibilidades, experimentamos fazer outros objetos numa nova etapa. A partir de pesquisa na internet sobre as possibilidades do papel machê, criamos gatos e outros animais com a técnica de montagem com papelão. 

Gatos montados, prontos para serem papietados.



A experiencia foi muito rica, mas demandou tempo, principalmente na elaboração das 6 camadas de papel e secagem.

No segundo semestre fomos desafiados pela Fundação Marcopolo, a criar um produto, com a técnica da papietagem, para presentearem  filhos dos funcionários, como prêmio para a participação de atividades na semana da criança no mês de outubro. Tivemos palestra sobre designer de produtos com André Stavinski, coordenador de design do Design Center Marcopolo. Muitas ideias surgiram. O produto escolhido foi um ônibus feito com papel reciclado e caixa de leite. 
A montagem do ônibus, primeira etapa antes da papietagem das camadas de papel

Conseguimos confeccionar as 50 unidades solicitadas. Anotamos o tempo gasto em todas as etapas do produto e nas aulas de matemática os alunos aprenderam a calcular o preço do produto. 

Pintura sobre a camada de papel reciclado

 Ônibus envernizados, com decorações diversas
Na 7ª Mostra de Ciências e 5ª Mostra do Conhecimento em 08 de novembro de 2014, expomos os trabalhos realizados na oficina aos pais. Estes tiveram também a oportunidade de conhecer o processo da elaboração do papel reciclado.
Exposição no lado externo do Atelier da Oficina de Papel Reciclado
 

No final do ano tivemos outro desafio que foi a criação de um presépio para expor na “Aldeia do Papai-Noel” em Ana Rech. Foram momentos de muita criatividade para solucionarmos a melhor maneira de fazer os personagens do presépio com o uso do papel que fabricávamos. Optamos pela montagem de papelão forrados com nosso papel. O presépio foi apresentado no dia da Mostra de Talentos, com a presença da Secretária da Educação, que solicitou que fosse exposto na SMED até ser entregue em Ana Rech.


Técnica da papietagem na confecção dos personagens do presépio
Presépio pronto, pintado e envernizado com ajuda extra de alguns alunos do Mais Educação


Nosso último desafio foi a criação de um objeto para presentearmos os professores e colaboradores no final do ano. Criamos um objeto triangular, de fácil montagem com a pintura da imagem estilizada de São Francisco de Assis. E vencemos o desafio com as 55 peças prontas.









Os resultados foram muito positivos, observados na participação dos alunos nas oficinas, na consciencia ecológica e principalmente na criatividade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outros projetos e exposição

Maio 2018 https://marianinhaqueiroz.blogspot.com/2018/05/projeto-peixes-de-aquario-5-ano-a.html Julho 2018: https://marianinhaqueiroz....