sexta-feira, 12 de junho de 2015

Oficina Reciclagem de Papel - 2015


EMEF PROFª MARIANINHA QUEIROZ

PROJETO GENTILEZA SUSTENTÁVEL
Oficina Reciclagem de Papel
Professora: Vera Elenita Medeiros
Prazo de execução: durante o ano letivo de 2015.
Público Alvo: Alunos do 9º ano.

Reciclagem artesanal de papel e criação de artefatos usando a reciclagem do papel

O papel foi inventado na China e chegou à América no século XIX. No processo industrial, o papel é elaborado com fibras vegetais, principalmente eucalipto, árvores de reflorestamento que pelo seu crescimento rápido são plantadas para a industria de celulose. Essa industria é muito poluente pois usa produtos químicos para o branqueamento do papel. Enormes áreas de reflorestamento acabam trazendo problemas ambientais, por serem monoculturas de árvores exóticas, prejudicando tanto a fauna quanto a flora. São necessárias 20 árvores para produzir uma tonelada de papel. Composto de fibras vegetais, atualmente é considerado o segundo componente do lixo urbano.
Há urgência em soluções para resolver o problema do lixo. Muito está se fazendo nesse sentido com a reciclagem de materiais, principalmente a de papel. A escola produz muito lixo de papel e trazendo a reciclagem do papel artesanal para a escola pretendemos trabalhar também, a consciência ecológica, desenvolvendo valores éticos e mudanças de comportamento.
Desde 2012 temos o Projeto Preparação para o Trabalho com o 9º ano, em parceria com a Fundação Marcopolo. Oficinas, em turno contrário levam os alunos a experiencia com o mundo do trabalho. No primeiro ano, 2012, os 9ºs anos confeccionaram ecobags, sacolas de pano retornáveis sob coordenação da professora Ely Cássia. Em 2013 foi montada uma Oficina de Papel Reciclado, sob coordenação de Gislaine Stukizinki. As oficinas fizeram muito sucesso, pois os alunos que participam, tem a festa de conclusão do ensino fundamental gratuita, na sede da Fundação Marcopolo, com a participação dos familiares.
Em 2014 a professora Vera Medeiros, com experiencia em reciclagem de papel, foi convidada para dar continuidade ao projeto, trazendo arte e novos usos ao papel reciclado.

OBJETIVO GERAL:
  • Conscientizar os estudantes quanto a crise ambiental, transformando-os em cidadãos mais conscientes, ativos e futuros dissiminadores da importância da preservação ambiental, da reciclagem, da mudança de hábitos e da redução do desperdício.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Conscientizar os estudantes quanto ao princípio dos 5 R’s (REPENSAR - RECUSAR - REDUZIR - REUTILIZAR e RECICLAR) e o Protocolo de Kyoto;
  • Conhecer a matéria-prima virgem necessária para o processo de produção de papel;
  • Destacar a importância ambiental da coleta seletiva dos resíduos, em especial do papel;
  • Verificar os principais procedimentos utilizados em uma recicladora;
  • Especificar as etapas utilizadas na produção de papel reciclado;
  • Participar das palestras de capacitação da Fundação Marcopolo, utilizando os conhecimentos adquiridos para implantar na Escola Municipal Profª Marianinha Queiroz a produção artesanal de papel reciclado;
  • Divulgar os produtos criados a partir do papel reciclado na escola, na mostra de Ciências e do Conhecimento;
  • Conscientizar a comunidade escolar da necessidade de reduzir e separar corretamente o lixo, em especial o resíduo papel, evitando o desperdício de consumo de papel;
  • Produzir artesanalmente papel reciclado, com consciência ecológica e redução de custos financeiros;
  • Utilizar o papel reciclado na criação de outros materiais trabalhando de de forma lúdica e artística as habilidades manuais dos alunos, ampliando assim sua consciência ambiental;
  • Integração e construção de vínculos; os papéis que nos cabem dentro e fora da oficina; direito e deveres na relação com o outro; o respeito à vida, dentre outros;
  • Incentivar a cultura de paz e altruísmo, a noção de cidadania, refletindo sobre direitos e deveres na relação com o outro e consequentemente na vida cotidiana.


METODOLOGIA
  1. Pesquisa sobre: matéria-prima utilizada na produção de papel, etapas utilizadas na produção de papel reciclado, custos financeiros na produção de papel reciclado industrialmente e artesanalmente;
  2. Palestras de capacitação sobre: design – protótipo, recursos humanos, marketing, financeiro e produção;
  3. Fixação de lixeiras de pano, nas salas de aula, para que sejam arrecadados somente papéis;
  4. Separação e seleção do lixo – papel, coletado nos diversos ambientes da escola;
  5. Coleta de materiais alternativos (pétalas de flores, ervas aromáticas, capim, restos de tecido,...) para colocar sobre o papel triturado;
  6. Produção do papel reciclado;
  7. Confecção de produtos/embalagens e objetos com o papel reciclado;
  8. Conscientização e divulgação na comunidade escolar, da implantação da reciclagem de papel, bem como da redução no consumo de papel. (Mostra do Conhecimento)

Circulo de Aprendizagem

Dentro do Projeto Gentileza Sustentável e da Oficina de  Reciclagem de Papel, os alunos do  9º ano  estão estudando textos sobre questões ambientais. A partir da sugestão da professora Vera Medeiros,  realizamos um círculo de aprendizagem dirigido a partir do texto " A Sociedade de Consumo e o Modelo de desenvolvimento". O círculo foi realizado na sala da turma no dia 14 de maio com orientação do professor  Délcio Cruz Júnior, especialista em Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz.

Dinâmica:
Todos sentaram em círculo e no meio foram colocados objetos significativos quanto ao assunto a ser tratado, o foco que dará apoio a fala e escuta.
Quadro simbolizando a conexão de todos os seres com o planeta e o globo terrestre




Iniciamos com a leitura do texto "A Sociedade de Consumo e o Modelo de desenvolvimento" de Arno Kayser, agrônomo, ecologista e escritor.
Kayser traz  questões importantes sobre o modelo econômico atual, que busca o crescimento econômico sem limites e sem respeito ao nosso planeta. Sabemos  que esses recursos são limitados e podem se esgotar. Esse modelo é movido por  combustíveis fósseis e megaprojetos de geração de energia, que prioriza a economia para continuar movendo o consumo desenfreado, por conta da expropriação e desmatamento

Infelizmente todo o desenvolvimento tecnologico que presenciamos atualmente não é usado para promover um desenvolvimento sustentável do planeta, mas ao contrário promove o consumo desenfreado, em detrimento ao respeito a outras formas de vida. Esse modelo é calcado na mídia, que manipula desejos de consumo. Porém esses produtos de consumo  são produzidos dentro de estratégias de obsolências para gerar novas ondas de consumo e consequentemente, criando muito lixo.

Os goverantes acreditam que a solução da crise acontece com mais crescimento econômico. Agora está na moda o produto verde, a sustentabilidade. Porém mesmo assim continuamos a depredar o planeta, que não é só nosso. Essa cultura que usufruimos, além de altamente tecnológica, é machista e competitiva.
Kayser alerta para a alimentação agressiva, baseada em produtos industrializados,  a agricultura com o uso de agrotóxicos, a medicina que não é preventiva, as guerras, exércitos e tráfico de drogas, pessoas, animais, armas e plantas. Sabemos que o planeta não suporta tanta agressão, mas que tem o poder de regeneração.

Os estudantes fizeram perguntas sobre várias questões pertinentes ao tema.  No final concluimos que temos um papel importante na escola e na comunidade, tanto de multiplicadores, quanto de conscientização para mudança de hábitos.

O texto na íntegra encontra-se no link abaixo:

https://arnokayser.wordpress.com/2012/11/17/a-sociedade-de-consumo-e-o-modelo-de-desenvolvimento/

Outros projetos e exposição

Maio 2018 https://marianinhaqueiroz.blogspot.com/2018/05/projeto-peixes-de-aquario-5-ano-a.html Julho 2018: https://marianinhaqueiroz....