sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Projeto Oficina Reciclagem de Papel- 2018



EMEF PROFª MARIANINHA QUEIROZ

Oficina Reciclagem de Papel

Professora: Vera Elenita Medeiros
Prazo de execução: durante o ano letivo de 2018
Público Alvo: Turmas do 9º ano

RECICLAGEM DE PAPEL NA CRIAÇÃO DE PAPEL RECICLADO E OBJETOS

O papel é composto de fibras vegetais, consumido em grandes proporções na atualidade, é considerado o segundo componente do lixo urbano.
Há urgência em soluções para resolver o problema desse lixo. Muito está se fazendo nesse sentido com a reciclagem de papel. Nossa escola produz muito lixo de papel e trazendo a reciclagem do papel artesanal para a escola pretendemos trabalhar também, a consciência ecológica e sustentabilidade, desenvolvendo valores éticos e mudanças de comportamento, pois estamos cientes de que o investimento maior deve ser na qualificação humana.
Desde 2012 temos o Projeto Preparação para o Trabalho com o 9º ano, em parceria com a Fundação Marcopolo. Oficinas, em turno contrário levam os alunos a experiência com o mundo do trabalho. No primeiro ano, 2012, os 9ºs anos confeccionaram ecobags, sacolas de pano retornáveis sob coordenação da professora Ely Cássia. Em 2013 foi montada uma Oficina de Papel Reciclado, sob coordenação de Gislaine Stukizinki. As oficinas fazem muito sucesso, pois além dos alunos ocuparem-se em turno contrário praticando a sustentabilidade, ainda tem a festa de conclusão do ensino fundamental gratuita, com a acompanhamento dos familiares.
O papel reciclado produzido nas oficinas é confeccionado a partir do lixo de papel da sala de aula. Iniciamos o ano letivo com a entrega das ecobags para recolhimento desse lixo, conscientizando cada turma da importância dessa coleta que será transformada em papel reciclado e outros objetos na Oficina dos 9ºs anos.
As séries iniciais também participaram do projeto conforme a proposta do professor referência. Podem vir conhecer a oficina e o processo de fazer papel e também participar de mini-oficinas.
Em 2014 fui convidada, a dar continuidade ao projeto, com o objetivo de agregar arte e novos usos ao papel reciclado. Em 2015 o espaço físico da oficina foi todo reformado com colocação de piso, forro e pintura através da parceria com a Fundação Marcopolo. No ano de 2015 recebemos em doação uma máquina de fazer papel reciclado, que oportunizou a qualificação da produção de nossa oficina.
A cada ano os resultados são sempre muito positivos, observados na participação dos alunos nas oficinas, na consciência ecológica e principalmente na criatividade.


OBJETIVO GERAL:
  • Conscientizar os estudantes quanto a crise ambiental, transformando-os em cidadãos mais conscientes, ativos e futuros disseminadores da importância da preservação ambiental, da reciclagem, da mudança de hábitos e da redução do desperdício.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Conscientizar os estudantes quanto ao princípio dos 7 R’s (REPENSAR - RECUSAR - REDUZIR - REPARAR - REUTILIZAR – RECICLAR - REINTEGRAR) e o Protocolo de Kyoto;
  • Destacar a importância ambiental da coleta seletiva dos resíduos, em especial do papel;
  • Verificar os principais procedimentos utilizados em uma recicladora, conhecendo as etapas utilizadas na produção de papel reciclado;
  • Produzir o papel reciclado, com consciência ecológica e redução de custos financeiros;
  • Divulgar os produtos criados a partir do papel reciclado na escola, em exposição na escola e na mostra de Ciências e do Conhecimento;
  • Conscientizar a comunidade escolar da necessidade de reduzir e separar corretamente o lixo, em especial o resíduo papel, evitando o desperdício de consumo de papel;
  • Utilizar o papel reciclado na criação de outros materiais trabalhando de forma lúdica e artística as habilidades manuais dos alunos, ampliando assim sua criatividade e consciência ambiental;
  • Integração e construção de vínculos; os papéis que nos cabem dentro e fora da oficina; direito e deveres na relação com o outro; o respeito à vida, dentre outros;
  • Incentivar a cultura de paz e altruísmo, a noção de cidadania, refletindo sobre direitos e deveres na relação com o outro e consequentemente na vida cotidiana.

METODOLOGIA
  1. Pesquisa sobre: matéria-prima utilizada na produção de papel, etapas utilizadas na produção de papel reciclado, custos financeiros na produção de papel reciclado industrialmente e artesanalmente;
  2. Palestras de capacitação sobre: design – protótipo, recursos humanos, marketing, financeiro e produção;
  3. Fixação de lixeiras de pano, nas salas de aula, para que sejam arrecadados somente papéis;
  4. Apresentação em cada sala da aula do Projeto Reciclagem para que todos cooperem na coleta do papel.
  5. Separação e seleção do lixo – papel, coletado nos diversos ambientes da escola;
  6. Coleta de materiais alternativos (pétalas de flores, ervas aromáticas, capim, restos de tecido,...) para colocar sobre o papel triturado;
  7. Produção do papel reciclado;
  8. Confecção de produtos/embalagens e objetos com o papel reciclado;
  9. Conscientização e divulgação na comunidade escolar, da implantação da reciclagem de papel, bem como da redução no consumo de papel. (Mostra do Conhecimento)

Métodos Utilizados na Prática

1- coleta: Sacolas são colocadas em cada sala de aula e recolhida semanalmente. Os papeis são pesados e colocados na caixa de cada turma.
2- Separação: Os papeis são separados, retirando clipes, grampos e outras coisas que não serão utilizadas na elaboração do papel.
3- Os papeis são colocados no triturador da máquina de fazer papel formando uma polpa pastosa.
5- Preparação da polpa: Conforme o papel que se deseja adiciona-se à polpa aditivos, como: corantes, pigmentos naturais, decoração com folhas e flores desidratadas.
6- Com o uso da máquina os papeis são feitos, colocados em peneiras e depois prensados numa prensa manual. Os papeis são deixados para secar em peneiras duplas. Depois de secos são retirados das peneiras e utilizados conforme a demanda.
Elaboração de objetos:

A base dos objetos realizados com a técnica da papelagem, ou papietagem, é de papelão. A partir de um molde do que se deseja confeccionar, este é recortado em papelão e montado com fita crepe, e após é revestido com várias camadas de papel (fibra curta) e de cola caseira. Após seco, o objeto fica muito rígido e resistente.

1- Desenho do projeto com elaboração de molde.
2- Recorte no papelão
3- Montagem com fita crepe
5- Preparação da cola caseira com farinha e água
4- Papietagem de 7 camadas de papel descartado unidos com a cola caseira
5- Após a secagem : pintura




Professora Vera E. Medeiros
fevereiro/2018


Bibliografia:

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