segunda-feira, 8 de julho de 2019

Reciclagem de Papel 2019 - Projeto


EMEF PROFª MARIANINHA QUEIROZ

Oficina Reciclagem de Papel

Professora: Vera Elenita Medeiros
Prazo de execução: durante o ano letivo de 2019
Público Alvo: Turmas do 9º ano

Oficina de reciclagem na escola: uma proposta de sensibilização ambiental

Os Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente, saúde (BRASIL, 1997), afirmam que é preciso estabelecer uma relação entre sociedade e natureza, abrangendo uma dimensão coletiva e individual, a fim de mitigar os problemas ambientais. Devido a isso, vê-se a importância de incluir o tema Meio Ambiente nos currículos escolares como tema transversal de ensino, abordando a interação do ser humano com a natureza, buscando a sensibilização ambiental.
A Educação Ambiental é uma das ferramentas de orientação para a tomada de consciência dos indivíduos frente aos problemas ambientais, por isto sua prática faz-se importante para solucionar ou mitigar o problema do acúmulo de resíduos sólidos, lixo, nas escolas (ALVES, 2007, p. 2).
Segundo Galbiati (2012), a reutilização de materiais descartados e a reciclagem podem servir de matéria prima para a confecção de novos produtos, diminuindo o descarte de resíduos na natureza e, também, gerando renda para a população.
Dentre os materiais que podem ter reaproveitamento de matérias-primas, de acordo com Sousa et al (2016), tem-se o papel, plástico, latas de alumínio e de aço, vidro, dentre outros. A partir da reciclagem destes, é produzida uma nova quantidade de materiais, reprocessado para ser comercializado e assim, ocorrerá uma grande economia em matéria prima e energia.
A partir da relevância da reciclagem do papel para a preservação do meio ambiente, este trabalho apresenta o projeto “Reciclagem de Papel”, que tem por objetivo sensibilizar os estudantes do ensino fundamental, sobre a importância da preservação do meio ambiente por meio da reciclagem do papel.
Nossa escola produz muito lixo de papel e trazendo a reciclagem do papel artesanal para a escola pretendemos trabalhar também, a consciência ecológica e sustentabilidade, desenvolvendo valores éticos e mudanças de comportamento, pois estamos cientes de que o investimento maior deve ser na qualificação humana.
A Oficina de Papel Reciclado funciona desde 2013. O papel reciclado produzido nas oficinas é confeccionado a partir do lixo de papel da sala de aula. Iniciamos o ano letivo com a entrega de ecobags para recolhimento desse lixo, conscientizando cada turma da importância dessa coleta que será transformada em papel reciclado e outros objetos na Oficina dos 9ºs anos.
As séries iniciais também participaram do projeto conforme a proposta do professor referência. Podem vir conhecer a oficina e o processo de fazer papel e também participar de minioficinas.
A cada ano os resultados são sempre muito positivos, observados na participação dos alunos nas oficinas, na consciência ecológica e principalmente na criatividade.


OBJETIVO GERAL:
  • Conscientizar os estudantes quanto a crise ambiental, transformando-os em cidadãos mais conscientes, ativos e futuros disseminadores da importância da preservação ambiental, da reciclagem, da mudança de hábitos e da redução do desperdício.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


  • Destacar a importância ambiental da coleta seletiva dos resíduos, em especial do papel;
  • Verificar os principais procedimentos utilizados em uma recicladora, conhecendo as etapas utilizadas na produção de papel reciclado;
  • Produzir o papel reciclado, com consciência ecológica e redução de custos financeiros;
  • Divulgar os produtos criados a partir do papel reciclado na escola, em exposição na escola e na mostra de Ciências e do Conhecimento;
  • Conscientizar a comunidade escolar da necessidade de reduzir e separar corretamente o lixo, em especial o resíduo papel, evitando o desperdício de consumo de papel;
  • Utilizar o papel reciclado na criação de outros materiais trabalhando de forma lúdica e artística as habilidades manuais dos alunos, ampliando assim sua criatividade e consciência ambiental;
  • Integração e construção de vínculos; os papéis que nos cabem dentro e fora da oficina; direito e deveres na relação com o outro; o respeito à vida, dentre outros;
  • Incentivar a cultura de paz e altruísmo, a noção de cidadania, refletindo sobre direitos e deveres na relação com o outro e consequentemente na vida cotidiana.

METODOLOGIA
  1. Pesquisa sobre: matéria-prima utilizada na produção de papel, etapas utilizadas na produção de papel reciclado, custos financeiros na produção de papel reciclado industrialmente e artesanalmente;
  2. Palestras de capacitação sobre: design – protótipo, recursos humanos, marketing, financeiro e produção;
  3. Fixação de lixeiras de pano, nas salas de aula, para que sejam arrecadados somente papéis;
  4. Apresentação em cada sala da aula do Projeto Reciclagem para que todos cooperem na coleta do papel.
  5. Separação e seleção do lixo – papel, coletado nos diversos ambientes da escola;
  6. Coleta de materiais alternativos (pétalas de flores, ervas aromáticas, capim, restos de tecido,...) para colocar sobre o papel triturado;
  7. Produção do papel reciclado;
  8. Confecção de produtos/embalagens e objetos com o papel reciclado;
  1. Conscientização e divulgação na comunidade escolar, da implantação da reciclagem de papel, bem como da redução no consumo de papel. (Mostra do Conhecimento)

Métodos Utilizados na Prática

1- Coleta: Sacolas são colocadas em cada sala de aula e recolhida semanalmente. Os papeis são pesados e colocados na caixa de cada turma.
2- Separação: Os papeis são separados, retirando clipes, grampos e outras coisas que não serão utilizadas na elaboração do papel.
3- Os papeis são colocados no triturador da máquina de fazer papel formando uma polpa pastosa.
5- Preparação da polpa: Conforme o papel que se deseja adiciona-se à polpa aditivos, como: corantes, pigmentos naturais, decoração com folhas e flores desidratadas.
6- Com o uso da máquina os papeis são feitos, colocados em peneiras e depois prensados numa prensa manual. Os papeis são deixados para secar em peneiras duplas. Depois de secos são retirados das peneiras e utilizados conforme a demanda.
Elaboração de objetos:
A base dos objetos realizados com a técnica da papelagem, ou papietagem, é de papelão. A partir de um molde do que se deseja confeccionar, este é recortado em papelão e montado com fita crepe, e após é revestido com várias camadas de papel (fibra curta) e de cola caseira. Após seco, o objeto fica muito rígido e resistente. 
Resultados
Desde 2013, o projeto “Reciclagem de Papel” já atingiu cerca de 1.300 estudantes e já desenvolveu muitos trabalhos interessantes que foram subsídios para atividades em sala de aula e na escola.
São produzidas folhas de papel reciclado 60 x 80 cm: usadas pelas turmas para cartões comemorativos, como o dia dos Pais/ Mães, Cartões de Páscoa e Natal. Além de elaboração de envelopes, convites para Formatura e uso em atividades nas aulas de Arte e adereços para as eventuais peças de teatro. Os objetos criados são variados a escolha dos estudantes ou conforme projetos específicos, entre eles globo terrestre, presépios grandes, São Francisco, Troféu Voluntários (Mão Aberta), gatos, ônibus, camponesas, corujas, gatos, palhaços, elefantes, máscaras, maquetes etc..
A quantia de papel recolhida semanalmente das salas de aula é em torno de 1,5 a 2,0 kg. Contando com o descarte entregue também pelos professores, a média anual de papel recolhido é de 100 a 200 quilos. Devido à privacidade de informações, não recebemos o descarte de papeis da secretaria, que é incinerado. Eventualmente recebemos papeis oriundos da comunidade.
A cada ano os resultados do projeto “Reciclagem de Papel” são muito positivos, os estudantes participam das atividades com interesse e entusiasmo, além de despertar a consciência ecológica para a importância da reciclagem. Percebe-se que ocorre uma sensibilização quanto ao uso do papel na escola e também em casa. Os estudantes apresentam comportamento de cuidado ao utilizar o papel dos cadernos. Os estudantes aprendizes se empenham na conscientização de si mesmos e dos colegas da importância da reutilização do papel, fundamentando a importância do seu reaproveitamento, buscando por meio de pesquisa, a fórmula ideal para a produção de um papel de qualidade e outros produtos que envolvam o papel descartado.

Bibliografia:

ALVES, A. L. A importância da Educação Ambiental e sua prática na escola como meio de exercício da cidadania. Horizonte Científico, v. 1, n. 1, 2007.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente, saúde. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 1997. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2018.
GALBIATI, A. F. O gerenciamento integrado de resíduos sólidos e a reciclagem. 2012. Disponível em: < http://www.limpezapublica.com.br/textos/97.pdf > Acesso em: 06 de ago. de 2018.
SOUSA, D. C. G.; MATOS, L. L.; ARAUJO, M. K.; LIMA, E. V. A importância da reciclagem do papel na melhoria da qualidade do ambiente. XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção. João Pessoa/PB/Brasil, 2016. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/tn_sto_234_366_30516.pdf> Acesso em: 03 de ago. 2018.


Professora Vera E. Medeiros
fevereiro/2019
 

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