sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Tarde Cultural - Oficina Reciclagem de Papel

Na sexta-feira dia 13 de novembro à tarde aconteceu a Mostra de Trabalhos, dentro do Projeto Gentileza Sustentável, Projeto Leitura e Festival de Dança. A partir das 16:30 h foi aberta a visitação dos pais. 
Os alunos da Reciclagem de Papel fizeram duas oficinas para os 3ºs anos da tarde.

Cada turminha conheceu a reciclagem começando pela máquina de fazer papel reciclado. Nas salas de aula eles colocam o lixo de papel nas ecobags que são recolhidas semanalmente, esse papel é a matéria prima para fazer o papel reciclado.
Máquina de fazer papel 

Cada aluno ganhou uma folha de papel reciclado. Nele fizeram arte usando recorte,colagem e pintura.







Depois receberam marcador de página da Codeca com explicações sobre as cores dos containers e a classificação do lixo. Foi uma tarde muito divertida. 

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Reciclagem - Visita prefeito e autoridades

No dia 10 de outubro, terça-feira de manhã recebemos a visita do prefeito Alceu Barbosa Velho, juntamente com a secretária da Educação Marléa Ramos Alves.

Depois da recepção as autoridades conheceram a Oficina, lá alguns alunos apresentaram o trabalho realizado, ligaram a máquina mostrando como funciona todo o processo até sair o papel da peneira.

Nossa matéria prima é o proprio papel descartado na escola. A  partir dele criamos muitas coisas.




 Mais informações no blog da escola:
http://marianinhaqueiroz.blogspot.com.br/2015/11/visita-do-prefeito-alceu-barbosa-velho.html

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Seminário Conversações Pedagógicas 2015 - Do Território à Prática: tramas possíveis a favor da aprendizagem

Seminário Conversações Pedagógicas 2015 - Do Território à Prática: tramas possíveis a favor da aprendizagem

  Dia 23 de outubro de 2015 aconteceu o Seminário Conversações Pedagógicas 2015 - Do Território à Prática: tramas possíveis a favor da aprendizagem, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul. 

O Seminário objetiva socializar as práticas desenvolvidas pelos professores da rede, foram  96 relatos, envolvendo 235 professores de 52 escolas da Rede Municipal de Ensino.  Professores da Rede Municipal estiveram em diversos espaços da cidade assistindo relatos de projetos em diversas modalidades. Reciclagem de Papel foi um dos 3 relatos envolvendo nossa escola. 


A vice-diretora Lorena Bachi Steffli e a professora Vera Elenita Medeiros apresentaram : Projeto Gentileza Sustentável - Reciclagem de Papel, na  Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade.




 Lorena e Vera explanando sobre o Projeto Gentileza Sustentável e a Reciclagem de Papel
 Lorena, a mentora da mostra de Ciências, explica os cartazes de cada ano da Mostra
 Lucas, Clairton, Natália, Guilherme e Dieferson

Representando o nono ano, os alunos falaram sobre as vantagens de estar no 9º ano, a Reciclagem, vivência na escola, desafios e superação


Vídeo apresentado no Seminário:



Vídeo sobre a Oficina de Reciclagem apresentado nas Conversações:

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vídeo realizado pelos alunos do 9º ano em 2015 que participavam da oficina de Reciclagem de Papel para participar do 1º Concurso Curtas Ambientais – Audiovisual Independente, SEMMA - Caxias do Sul. Neste ano o ganhador foi da Escola Ângelo Guerra.


sexta-feira, 12 de junho de 2015

Oficina Reciclagem de Papel - 2015


EMEF PROFª MARIANINHA QUEIROZ

PROJETO GENTILEZA SUSTENTÁVEL
Oficina Reciclagem de Papel
Professora: Vera Elenita Medeiros
Prazo de execução: durante o ano letivo de 2015.
Público Alvo: Alunos do 9º ano.

Reciclagem artesanal de papel e criação de artefatos usando a reciclagem do papel

O papel foi inventado na China e chegou à América no século XIX. No processo industrial, o papel é elaborado com fibras vegetais, principalmente eucalipto, árvores de reflorestamento que pelo seu crescimento rápido são plantadas para a industria de celulose. Essa industria é muito poluente pois usa produtos químicos para o branqueamento do papel. Enormes áreas de reflorestamento acabam trazendo problemas ambientais, por serem monoculturas de árvores exóticas, prejudicando tanto a fauna quanto a flora. São necessárias 20 árvores para produzir uma tonelada de papel. Composto de fibras vegetais, atualmente é considerado o segundo componente do lixo urbano.
Há urgência em soluções para resolver o problema do lixo. Muito está se fazendo nesse sentido com a reciclagem de materiais, principalmente a de papel. A escola produz muito lixo de papel e trazendo a reciclagem do papel artesanal para a escola pretendemos trabalhar também, a consciência ecológica, desenvolvendo valores éticos e mudanças de comportamento.
Desde 2012 temos o Projeto Preparação para o Trabalho com o 9º ano, em parceria com a Fundação Marcopolo. Oficinas, em turno contrário levam os alunos a experiencia com o mundo do trabalho. No primeiro ano, 2012, os 9ºs anos confeccionaram ecobags, sacolas de pano retornáveis sob coordenação da professora Ely Cássia. Em 2013 foi montada uma Oficina de Papel Reciclado, sob coordenação de Gislaine Stukizinki. As oficinas fizeram muito sucesso, pois os alunos que participam, tem a festa de conclusão do ensino fundamental gratuita, na sede da Fundação Marcopolo, com a participação dos familiares.
Em 2014 a professora Vera Medeiros, com experiencia em reciclagem de papel, foi convidada para dar continuidade ao projeto, trazendo arte e novos usos ao papel reciclado.

OBJETIVO GERAL:
  • Conscientizar os estudantes quanto a crise ambiental, transformando-os em cidadãos mais conscientes, ativos e futuros dissiminadores da importância da preservação ambiental, da reciclagem, da mudança de hábitos e da redução do desperdício.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Conscientizar os estudantes quanto ao princípio dos 5 R’s (REPENSAR - RECUSAR - REDUZIR - REUTILIZAR e RECICLAR) e o Protocolo de Kyoto;
  • Conhecer a matéria-prima virgem necessária para o processo de produção de papel;
  • Destacar a importância ambiental da coleta seletiva dos resíduos, em especial do papel;
  • Verificar os principais procedimentos utilizados em uma recicladora;
  • Especificar as etapas utilizadas na produção de papel reciclado;
  • Participar das palestras de capacitação da Fundação Marcopolo, utilizando os conhecimentos adquiridos para implantar na Escola Municipal Profª Marianinha Queiroz a produção artesanal de papel reciclado;
  • Divulgar os produtos criados a partir do papel reciclado na escola, na mostra de Ciências e do Conhecimento;
  • Conscientizar a comunidade escolar da necessidade de reduzir e separar corretamente o lixo, em especial o resíduo papel, evitando o desperdício de consumo de papel;
  • Produzir artesanalmente papel reciclado, com consciência ecológica e redução de custos financeiros;
  • Utilizar o papel reciclado na criação de outros materiais trabalhando de de forma lúdica e artística as habilidades manuais dos alunos, ampliando assim sua consciência ambiental;
  • Integração e construção de vínculos; os papéis que nos cabem dentro e fora da oficina; direito e deveres na relação com o outro; o respeito à vida, dentre outros;
  • Incentivar a cultura de paz e altruísmo, a noção de cidadania, refletindo sobre direitos e deveres na relação com o outro e consequentemente na vida cotidiana.


METODOLOGIA
  1. Pesquisa sobre: matéria-prima utilizada na produção de papel, etapas utilizadas na produção de papel reciclado, custos financeiros na produção de papel reciclado industrialmente e artesanalmente;
  2. Palestras de capacitação sobre: design – protótipo, recursos humanos, marketing, financeiro e produção;
  3. Fixação de lixeiras de pano, nas salas de aula, para que sejam arrecadados somente papéis;
  4. Separação e seleção do lixo – papel, coletado nos diversos ambientes da escola;
  5. Coleta de materiais alternativos (pétalas de flores, ervas aromáticas, capim, restos de tecido,...) para colocar sobre o papel triturado;
  6. Produção do papel reciclado;
  7. Confecção de produtos/embalagens e objetos com o papel reciclado;
  8. Conscientização e divulgação na comunidade escolar, da implantação da reciclagem de papel, bem como da redução no consumo de papel. (Mostra do Conhecimento)

Circulo de Aprendizagem

Dentro do Projeto Gentileza Sustentável e da Oficina de  Reciclagem de Papel, os alunos do  9º ano  estão estudando textos sobre questões ambientais. A partir da sugestão da professora Vera Medeiros,  realizamos um círculo de aprendizagem dirigido a partir do texto " A Sociedade de Consumo e o Modelo de desenvolvimento". O círculo foi realizado na sala da turma no dia 14 de maio com orientação do professor  Délcio Cruz Júnior, especialista em Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz.

Dinâmica:
Todos sentaram em círculo e no meio foram colocados objetos significativos quanto ao assunto a ser tratado, o foco que dará apoio a fala e escuta.
Quadro simbolizando a conexão de todos os seres com o planeta e o globo terrestre




Iniciamos com a leitura do texto "A Sociedade de Consumo e o Modelo de desenvolvimento" de Arno Kayser, agrônomo, ecologista e escritor.
Kayser traz  questões importantes sobre o modelo econômico atual, que busca o crescimento econômico sem limites e sem respeito ao nosso planeta. Sabemos  que esses recursos são limitados e podem se esgotar. Esse modelo é movido por  combustíveis fósseis e megaprojetos de geração de energia, que prioriza a economia para continuar movendo o consumo desenfreado, por conta da expropriação e desmatamento

Infelizmente todo o desenvolvimento tecnologico que presenciamos atualmente não é usado para promover um desenvolvimento sustentável do planeta, mas ao contrário promove o consumo desenfreado, em detrimento ao respeito a outras formas de vida. Esse modelo é calcado na mídia, que manipula desejos de consumo. Porém esses produtos de consumo  são produzidos dentro de estratégias de obsolências para gerar novas ondas de consumo e consequentemente, criando muito lixo.

Os goverantes acreditam que a solução da crise acontece com mais crescimento econômico. Agora está na moda o produto verde, a sustentabilidade. Porém mesmo assim continuamos a depredar o planeta, que não é só nosso. Essa cultura que usufruimos, além de altamente tecnológica, é machista e competitiva.
Kayser alerta para a alimentação agressiva, baseada em produtos industrializados,  a agricultura com o uso de agrotóxicos, a medicina que não é preventiva, as guerras, exércitos e tráfico de drogas, pessoas, animais, armas e plantas. Sabemos que o planeta não suporta tanta agressão, mas que tem o poder de regeneração.

Os estudantes fizeram perguntas sobre várias questões pertinentes ao tema.  No final concluimos que temos um papel importante na escola e na comunidade, tanto de multiplicadores, quanto de conscientização para mudança de hábitos.

O texto na íntegra encontra-se no link abaixo:

https://arnokayser.wordpress.com/2012/11/17/a-sociedade-de-consumo-e-o-modelo-de-desenvolvimento/

segunda-feira, 9 de março de 2015

Oficina de Reciclagem de Papel em 2014


Oficina em 2014

Oficina com alunos do 9º ano em turno contrário


Para saber sobre os objetivos da Oficina de Papel Reciclado do Projeto Gentileza Sustentável:



O papel reciclado produzido nas oficinas é confeccionado a partir do lixo de papel da sala de aula. Iniciamos o ano letivo com a entrega das ecobags para recolhimento do lixo de papel, momento em que os alunos da oficina  conscientizavam cada turma da importancia dessa coleta. Explicavam que esse papel é transformado em papel novo e em outros objetos, que serão criados, na Oficina de Papel Reciclado do 9º Ano. As sacolas eram recolhidas toda a semana e esse lixo de papel, depois de pesado era estocado na caixa da turma, para depois ser picado, ou usado para papietagem, conforme a demanda.

Conforme o projeto do ano anterior, utilizamos o Laboratório de Informática Educativa para pesquisa sobre sustentabilidade, reciclagem de papel e  meio ambiente. Estudamos também  as  regras da ABNT para a apresentação do trabalho escrito.

Em 2014 produzimos cartões com papel reciclado para  várias datas comemorativas, como Páscoa e Natal e envelopes.  Para isso utilizamos as peneiras menores para elaboração de papel mais fino. Utilizamos colagem e pintura em estêncil.
Elaboração das peneiras menores, material doado pela professora Marlene de Arte


Neste ano os alunos do Projeto Reciclagem de Papel, do 9º ano participaram do Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05 de junho, mostrando o trabalho de reciclagem de papel nos dois polos da empresa Marcopolo, bairro Planalto e Ana Rech. No horário de almoço os funcionários vieram conhecer o trabalho, o processo de elaboração do papel e o que pode ser feito com esse material, uma rica experiência de oralidade e conscientização ecológica.
Professora Vera e alunos na sede do Planalto
As turmas do 3º ano da tarde também participaram do projeto em três momentos. Sob coordenação de uma dupla de alunos do 9º ano, em pequenos grupos, vieram conhecer o processo da elaboração do papel na oficina. Fizeram seu próprio papel e o utilizaram em sala de aula para fazer marcador de página. 
Grupo de alunos do 3º ano picando o papel para fazer o papel reciclado


O maior desafio foi descobrir outras alternativas no usos do papel reciclado. A técnica da papietagem foi uma solução encontrada para fazermos objetos. Optamos por experimentar a técnica no feitio de máscaras.  Estudamos sobre máscaras nas várias culturas e cada um foi desafiado a criar sua própria máscara. Utilizamos papelão, fita crepe, cola de farinha (grude) e fizemos as camadas com os papeis de sala de aula e o acabamento com os papeis reciclados. Depois da secagem as máscaras foram pintadas.
Máscaras depois de secas recebendo a pintura

Algumas máscaras prontas e expostas no atelier


O trabalho com papietagem se mostrou muito rico e aberto a muitas possibilidades, experimentamos fazer outros objetos numa nova etapa. A partir de pesquisa na internet sobre as possibilidades do papel machê, criamos gatos e outros animais com a técnica de montagem com papelão. 

Gatos montados, prontos para serem papietados.



A experiencia foi muito rica, mas demandou tempo, principalmente na elaboração das 6 camadas de papel e secagem.

No segundo semestre fomos desafiados pela Fundação Marcopolo, a criar um produto, com a técnica da papietagem, para presentearem  filhos dos funcionários, como prêmio para a participação de atividades na semana da criança no mês de outubro. Tivemos palestra sobre designer de produtos com André Stavinski, coordenador de design do Design Center Marcopolo. Muitas ideias surgiram. O produto escolhido foi um ônibus feito com papel reciclado e caixa de leite. 
A montagem do ônibus, primeira etapa antes da papietagem das camadas de papel

Conseguimos confeccionar as 50 unidades solicitadas. Anotamos o tempo gasto em todas as etapas do produto e nas aulas de matemática os alunos aprenderam a calcular o preço do produto. 

Pintura sobre a camada de papel reciclado

 Ônibus envernizados, com decorações diversas
Na 7ª Mostra de Ciências e 5ª Mostra do Conhecimento em 08 de novembro de 2014, expomos os trabalhos realizados na oficina aos pais. Estes tiveram também a oportunidade de conhecer o processo da elaboração do papel reciclado.
Exposição no lado externo do Atelier da Oficina de Papel Reciclado
 

No final do ano tivemos outro desafio que foi a criação de um presépio para expor na “Aldeia do Papai-Noel” em Ana Rech. Foram momentos de muita criatividade para solucionarmos a melhor maneira de fazer os personagens do presépio com o uso do papel que fabricávamos. Optamos pela montagem de papelão forrados com nosso papel. O presépio foi apresentado no dia da Mostra de Talentos, com a presença da Secretária da Educação, que solicitou que fosse exposto na SMED até ser entregue em Ana Rech.


Técnica da papietagem na confecção dos personagens do presépio
Presépio pronto, pintado e envernizado com ajuda extra de alguns alunos do Mais Educação


Nosso último desafio foi a criação de um objeto para presentearmos os professores e colaboradores no final do ano. Criamos um objeto triangular, de fácil montagem com a pintura da imagem estilizada de São Francisco de Assis. E vencemos o desafio com as 55 peças prontas.









Os resultados foram muito positivos, observados na participação dos alunos nas oficinas, na consciencia ecológica e principalmente na criatividade. 


Outros projetos e exposição

Maio 2018 https://marianinhaqueiroz.blogspot.com/2018/05/projeto-peixes-de-aquario-5-ano-a.html Julho 2018: https://marianinhaqueiroz....