quarta-feira, 18 de julho de 2018

Oficina de Reciclagem de Papel 2018

Professora Vera Medeiros
Turmas 9º ano - quinta e sexta feira

Este ano iniciamos a Oficina de Reciclagem de papel na segunda quinzena de maio. Formamos dois grupos, na quinta e sexta-feira, em turno contrário, de 18 estudantes cada.


Equipes entregaram as ecobags nas salas de aula, explicando sobre a Oficina de Reciclagem de Papel.
 
Neste ano um grupo de estudantes sugeriu que iniciássemos criando gatos. Eles já viram os gatos feitos em outros anos e quiseram começar por ai. Os estudantes trouxeram papelão e montamos os gatos, modificando o molde em cada grupo. O trabalho foi muito rico, pois percebeu-se a motivação de todos, bem como a companhia dos colegas em turno contrário, favorecendo a interação entre eles.
Depois iniciamos a colagem das camadas de papel com a cola caseira, o grude. Esse trabalho é o mais demorado, demandando tempo e paciência para que as camadas fiquem lisas, sem bolhas de ar ou dobras. Terminamos esse trabalho antes das férias, os gatos após secos receberam uma camada de tinta pva para a base e depois tinta acrílica. Os estudantes usaram a criatividade para pintar. Estamos pesquisando uma caneta para fazer os detalhes do rosto com mais segurança. 
 
 A montagem: papelão e fita crepe, no corpo do gato usamos um montinho de brita para dar peso.

cinco camadas de papel com cola 


 
A secagem é demorada
O momento esperado:  a pintura criativa!



Detalhes feitos com capricho e paciência






Ecobags:

As ecobags são pintadas na reciclagem de papel, este ano escolhemos o tema de peixes, lembrando nossa parceria este ano com o Museu de Ciências Naturais e Aquário da UCS.

As ecobags foram entregues nos dois turnos, pela equipe de cada turno, quando os estudantes divulgaram o início da oficina e explicaram sobre os objetivos da coleta do papel descartado. As sacolas são recolhidas na sexta-feira, com esse descarte produzimos o papel reciclado e objetos com a técnica de papelagem, ou papietagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outros projetos e exposição

Maio 2018 https://marianinhaqueiroz.blogspot.com/2018/05/projeto-peixes-de-aquario-5-ano-a.html Julho 2018: https://marianinhaqueiroz....